quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Você Sabia ???

- Que a rainha-cupim pode por até 80.000 ovos por dia?
- Que o pêlo das preguiças nasce ao contrário, da barriga para as costas, para poder a água da chuva escorrer?
- Que a língua do tamanduá-bandeira pode ter mais de meio metro?
- Que em alguns tucanos a cor de dentro do bico é diferente da cor do lado de fora?
- Que as estrelas-do-mar podem formar um novo braço, se algum deles for cortado?
- Que o mamífero mais rápido do mundo é o guepardo que pode atingir velocidades de até 110 km/h?
- Que a maioria das garças não bebe água? Elas retiram este precioso líquido dos animais que comem!
- Que o gavião real é a ave mais forte do mundo?
- Que as araras e os papagaios são consideradas as aves mais inteligentes do mundo?
- Que os urubus podem enxergar uma distância de até 3 quilometros?
- Que as cobras ficam sempre colocando a língua para dentro e para fora, porque é assim que elas sentem cheiros?

Fonte: http://www.ligse.com.br/n/1770/voce-sabia.html

Coleção de Artrópodes // Aracnídeos





























Coleção de Artrópodes // Insetos





























Classificação dos Artrópodes:

Os artrópodes podem ser classificados em cinco classes principais, usando como critério o número de patas.

Insetos: 6 patas
Aracnídeos: 8 patas
Crustáceos: 10 patas
Diplópodes: 2 pares de patas por segmento
Quilópodes: 1 par por segmento


Fonte: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/artropodes.htm

Artrópodes

Os artrópodes agrupam mais de 800 mil espécies, quantidade que supera todos os demais filos reunidos. São adaptáveis em diferentes ambientes, tem uma grande capacidade de reprodução, é muito eficiente em suas funções naturais e no caso das abelhas, formigas e cupins tem uma perfeita organização social. Os artrópodes são invertebrados que possuem patas articuladas, tem uma carapaça protetora externa, que é o seu esqueleto. Ao crescer, eles fazem a muda que nada mais é do que abandonar o esqueleto velho e pequeno e fabricar outro, novo e maior. Este fenômeno ocorre várias vezes para que o animal possa chegar a fase adulta. Os artrópodes, no entanto, não possuem apenas patas articuladas, mas sim todas as suas e extremidades, como as antenas e as peças bucais. Os seus membros inferiores são formados por partes que se articulam, ou seja, que se movimentam umas em relação às outras: os seus pés se articulam com suas pernas, que se articulam também com suas coxas, que também se articulam com os ossos do quadril.

Fonte: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/artropodes.htm

sábado, 10 de outubro de 2009

Sustentabilidade

É como uma pequena poupança ambiental, onde guarda o que precisa e gasta só o necessário para viver.

Também se pode dizer que é como preservar uma arvore para todas as pessoas poderem

plantar sementes novas e saborear seus frutos.

A idéia central da sustentabilidade é ter idéia do que está fazendo, ou seja, ter consciência e consciência e também deve-se trabalhar para recompor o patrimônio natural.

Em uma dimensão mais ampla sustentabilidade é o resultado do equilíbrio entre as dimensões ambiental, econômica e social nos empreendimentos humanos.

É o equilíbrio entre a preservação e o uso dos recursos naturais. Assim, o desenvolvimento econômico deve ser sustentado por outros pilares: ética, justiça social, solidariedade.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O que é o aquecimento global?


É um fenômeno climático que estabelece o aumento da temperatura média da superfície terrestre. As medidas a serem tomadas para conter o avanço do aquecimento global têm sido discutidas constantemente.

Alguns cientistas apontam como causa do aumento do aquecimento global o elevado nível de concentração de poluentes na atmosfera. O aquecimento global vem sendo evidenciado através das altas temperaturas e a mudança brusca de temperatura em todo o mundo. Alguns estudos revelam que o aquecimento global é um elemento que agrava a força dos furacões, do derretimento das calotas polares, grandes enchentes, entre outros.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Miriápodes

A classe dos miriápodes é dividida em dois grupos, a dos quilópodes e a dos diplópodes. Eles são artrópodes chamados de unirremes, por não possuírem apêndices ramificados. As mandíbulas não são articuladas. Possui um par de antenas, as trocas gasosas são feitas pelas traquéias e os órgãos excretores são os túbulos de Malpighi. São terrestres, não existindo representantes aquáticos. Os miriápodes possuem uma cabeça e um tronco alongado, com muitos segmentos, que possuem pernas. Habitam locais terrestres úmidos, pois não possuem cutícula. Vivem escondidos embaixo de pedras, troncos e rochas. Na cabeça há ocelos, alguns representantes possuem olhos compostos, peças bucais na região ventral, voltadas para frente.Estes animais precisam evitar a perda de água, por isso em seu sistema traqueal os estigmas ficam fechados. O coração é um tubo dorsal. O sistema nervoso consiste de um cordão nervoso ventral que tem um gânglio em cada segmento.

Os quilópodes:

Nesta classe estão as centopéias, que estão distribuídas por todo o mundo, com cerca de 3000 espécies descritas. A maior centopéia do mundo mede 26 centímetros. Têm o hábito de viver escondidas, não só de predadores, mas também para evitar a dessecação, portanto, possuem hábitos noturnos.

Os diplópodes:

Nesta classe estão os piolhos-de-cobra. Possuem 2 pares de patas por segmento, são animais herbívoros e detritívoros, não possuindo forcípula. Costumam viver escondidos da luz para evitar dessecação. Existem cerca de 75.000 espécies descritas. O tegumento destes animais está impregnado com sais de cálcio. Normalmente a superfície é lisa, mas alguns animais têm cristas, tubérculos, cerdas ou espinhos. A coloração da maioria dos diplópodes é preta e marrom, existindo representantes vermelhos, alaranjados e até machados.

Insetos

São animais invertebrados da classe insecta, o maior e, na superfície terrestre, mais largamente distribuído grupo de animais do filo arthropoda. Os insetos são o grupo de animais mais diversificado existente na Terra, possuem mais de 800 mil espécies descritas - mais do que todos os outros grupos de animais juntos. Os insetos podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta, mas só um pequeno número de espécies se adaptaram à vida nos oceanos. Os insetos são geralmente pequenos e têm o corpo segmentado e protegido por um exosqueleto de quitina. O corpo é dividido em três tagmas: cabeça, tórax e abdómen. Na cabeça encontram-se um par de antenas sensoriais, um par de olhos compostos, dois ou três olhos simples ou ocelos e as peças bucais: um par de mandíbulas, um par de maxilas e a hipofaringe. Outras estruturas que fazem parte do aparelho bucal dos insetos são o lábio, o labro, um par de palpos labiais, um par de palpos maxilares e o clípeo. Essas peças são modificadas em cada grupo para atender aos diferentes hábitos alimentares, formando diversos tipos de aparelho bucal. Podem ser caracterizados como animais de simetria bilateral e segmentados como os demais artrópodes e também com os anelídeos. São, porém, os únicos artrópodes que possuem asas, que são finas expansões do exoesqueleto, possibilitando a dispersão por distâncias maiores.